NOTÍCIAS E ARTIGOS

Vistoria cautelar de vizinhança analisa condições de conservação de imóveis próximos a obras

Artigos

29/06/2015

Vistorias

O laudo de vistoria de vizinhança, parecer técnico desenvolvido após o estudo, resguarda as construtoras no caso de ações de indenização pelo conserto de danos.

Obras de engenharia, tanto particulares quanto públicas, exigem precaução por parte das construtoras, já que problemas como infiltrações, trincas, fissuras e rachaduras podem ser ocasionados nos imóveis próximos aos canteiros. Em caso de futuras queixas, a empresa precisa saber se os danos foram realmente causados pela construção ou se já existiam antes do início das obras.

Para ter esse conhecimento, é indicado que a construtora tenha em mãos um laudo de vistoria de vizinhança, documento que atesta, após a realização de uma vistoria cautelar de vizinhança, as reais condições de conservação dos imóveis próximos às obras.

A avaliação do perito ocorre em todos os ambientes da casa, apartamento ou sala comercial localizados no entorno do local onde será feita a obra. O profissional descreve, por escrito, as anomalias que o imóvel apresenta, seu estado geral de conservação, assim como as condições da estrutura, das alvenarias, dos pisos, dos revestimentos, pinturas e acabamentos, entre outros. O material é entregue à empresa contratante com fotos que ilustrem cada um desses problemas.

“É uma solução preventiva, que evita conflitos desnecessários ao longo da obra ou após a sua conclusão”, enfatiza Luciano Blessmann Silveira, sócio-diretor da Lautec Engenharia, cuja equipe técnica já realizou vistoria de vizinhança para empreendimentos como os metrôs do Rio de Janeiro e de São Paulo, Rodoanel de São Paulo, VLT Rio de Janeiro, Ferrovia Transnordestina, Duplicação do Elevado das Bandeiras no Rio de Janeiro, entre outros. O laudo cautelar de vizinhança, além de resguardar as empresas de possíveis ações de indenizações para consertos de danos, por exemplo, serve também para verificar as condições de estabilidade das edificações de forma preventiva para possíveis abalos decorrentes das obras.

Assim, a Lautec Engenharia, ao desenvolver o trabalho para essa finalidade, entrega ao cliente um estudo detalhado da obra e da vizinhança, faz a vistoria de todos os imóveis situados na região de influência da obra e elabora o laudo técnico com variadas ilustrações e documentação técnica com descrição da obra, seus riscos e imóveis vizinhos, em conjunto com um apontamento de todos as patologias e problemas construtivos pré-existentes.

Os laudos de vistoria da empresa atendem as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias, entre elas:

a) NBR 13752 – Perícia de Engenharia na Construção Civil.

Tags:

Artigos

Compartilhe:

VOLTAR