NOTÍCIAS E ARTIGOS

A importância e a complexidade das Vistorias Cautelares de imóveis em situações de risco

19/07/2019

Notícias

Vistoria cautelar é austeridade, segurança e proteção. Pelo levantamento técnico de um imóvel é possível analisar cautelarmente o estado de conservação e a manutenção de determinada  propriedade, assegurando a população sobre possíveis riscos. 

O trabalho de cautelar de vizinhança também é essencial antes do início de construções de obras de maior complexidade como metrôs, túneis, rodovias, ferrovias ou prédios de grande porte, e, também, antes de demolições. Os laudos cautelares servem também como orientação de que medidas devem ser tomadas para que estas obras ocorram sem gerar transtornos à sociedade. 

De acordo com o engenheiro Luciano Blessmann Silveira, a elaboração deste trabalho requer dos profissionais extenso conhecimento sobre diversas áreas. “Há determinadas obras que envolvem os serviços de escavações junto às fundações de prédios vizinhos, rebaixamento de lençol freático, compactações, desmonte de rocha e até implosões. Que possam causar acentuado risco aos imóveis lindeiros, aos ocupantes e pedestres. A função do vistoriador é observar analisar, alertar e, até mesmo, mitigar estes riscos. “ Luciano é responsável técnico da LAUTEC Engenharia, empresa que já realizou mais de cem mil vistorias cautelares de vizinhança, incluindo avaliações em obras como o metrô do Rio de Janeiro nos trechos Ipanema-Leblon e Gávea-Barra da Tijuca e também no metrô de São Paulo, em trechos do Rodoanel, elevado norte da ponte da Joatinga. 

Os laudos cautelares de vizinhança não consistem somente em apontar patologias construtivas sem a minuciosa análise das mesmas. Este trabalho envolve, também, outras observações técnicas como a análise da existência de riscos estruturais, condições de habitabilidade, estudo de causas e efeitos dos vícios e patologias, e, por fim, das responsabilidades decorrentes.

Compartilhe:

VOLTAR