TESTE DE IMPAIRMENT

Corrige eventuais distorções nos valores contábeis de ativos

Com a promulgação da Lei n° 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que introduziu diversas alterações na parte contábil da Lei n° 6.404/76, as entidades deverão efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado, assegurando que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior ao seu valor recuperável.

A metodologia de investigação proposta pela Lautec Engenharia e Consultoria impõe, num primeiro momento, a necessidade de uma análise bastante criteriosa do cadastro do imobilizado, haja vista, que pode ser necessária a realização de levantamento físico para o desenvolvimento dos procedimentos, permitindo que se faça o cruzamento consistente entre os valores contábeis informados no referido cadastro contábil com o valor recuperável a ser determinado pelo Valor Líquido de Despesas de Venda ou pelo Valor em Uso, este baseado nos resultados dos exercícios anteriores e a projeção de fluxos de caixa futuros descontados.

Conforme as Normas Contábeis Brasileiras (CPC01), esta análise ou mensuração, que define os paradigmas para definição da existência ou não de Perdas por Impairment, o Valor Recuperável, pode ser efetuada pela Determinação do Valor Líquido de Despesas de Venda ou do Valor em Uso, a decisão por uma destas alternativas deve ser tomada de acordo com uma rotina de investigação devidamente fundamentada em parâmetros técnicos, por profissionais capacitados, que se utilizem metodologias adequadas e devidamente calcadas nas Normas e Procedimentos vigentes.

A LAUTEC Engenharia & Consultoria pode utilizar o relatório emitido pelo sistema de controle patrimonial, de inventário desenvolvido internamente ou mesmo efetuar o levantamento patrimonial preliminarmente ao Teste de Impairment, respeitando os preceitos dos CPC 27 - Ativo Imobilizado e ICPC 10 – Esclarecimentos sobre os Pronunciamentos Técnicos CPC 27 e CPC 28.

A LAUTEC Engenharia & Consultoria, dispõe de profissionais altamente qualificados e preparados para atuar em conjunto com o cliente. Todos os nossos processos operacionais são informatizados. Nossa ferramenta de trabalho é desenvolvida com tecnologia de ponta. Proporcionando aos nossos clientes, segurança, qualidade e rapidez nas informações.

notícias e artigos
relacionados

  • Vistoria cautelar de vizinhança analisa condições de conservação de imóveis próximos a obras

    LER +
  • Diagnóstico de Mercado

    LER +
  • A importância da avaliação patrimonial nos processos de reestruturação judicial

    LER +
  • Lojas de varejo renegociam seus aluguéis

    LER +

projetos

Conheça algumas empresas onde a Lautec desenvolveu projetos especializados